Seja bem vindo!

Bem vindo ao Blog "Deus ajuda só a quem cedo madruga?"



Este espaço abrange textos sobre divulgação científica, cronobiologia, ritmos biológicos, tempo e também serve como um projeto em andamento de intersecção entre ciência&música


Boa leitura, comentários são bem vindos.



Um Abraço



Leandro Duarte



QUE HORAS SÃO?

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Projeto de Extensão CCS/UFRB

O objetivo do presente projeto é o de treinamento de monitores, alunos do cursos de Nutrição, Psicologia, Bacharelado em Saúde e Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde/UFRB, os quais apresentarão a exposição “Ritmos da Vida” juntamente com o orientador nos 5 Centros da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, contribuindo assim para a formação da mesma nessa área, para despertar o seu interesse em extensão universitária e contribuir para sua formação e qualificação socialmente comprometida, para divulgação de conhecimentos cronobiológicos no Recôncavo da Bahia e colaboração com os referidos Centros no processo educacional e de extensão universitária. Pretende-se também apresentar a exposição na maioria das escolas de ensino médio da cidade de Santo Antônio de Jesus/BA.


A Exposição Itinerante “RITMOS DA VIDA” tem como objetivo divulgar a Cronobiologia, disciplina ainda não contemplada pelos programas de ensino formal. A mostra consiste em uma forma de divulgação de informações gerais sobre a disciplina, desenvolvendo os seguintes tópicos: Idéia de Tempo, Idéia de Ritmo, Ritmos Biológicos, Tempo Biológico, Definição de Cronobiologia, História da Cronobiologia, Ubiqüidade dos Ritmos Biológicos, Aplicações/Implicações da Cronobiologia (Conceitual, Pesquisa, Organização das Atividades Sociais, Concepção de Saúde e Doença, Ensino da Cronobiologia)
Assim, espera-se que as exigências curriculares do MEC sejam cumpridas com a divulgação dos conhecimentos cronobiológicos para a comunidade. Essas exigências estão presentes no texto extraído da obra: Parâmetros curriculares nacionais, MEC, 1997, vol. 4 Ciências Naturais, pg. 54, transcrito abaixo:
O aspecto rítmico das funções do corpo humano pode ser abordado em conexão com o mesmo aspecto observado para os demais seres vivos, evidenciando-se o aspecto da natureza biológica do ser humano. Algumas funções rítmicas interessantes e facilmente observáveis são a floração e a frutificação de plantas ao longo do ano, o estado de sono e vigília no ser humano e nos demais animais, a menstruação nas mulheres, o cio entre os animais, etc. Pode-se ainda estabelecer relações entre os ritmos fisiológicos e os geofísicos, como o dia e a noite e as estações do ano. Os ritmos fisiológicos estão ajustados aos geofísicos, embora seja independentes. Por exemplo: o ciclo sono-vigília está ajustado ao ciclo dia-noite (movimento da Terra em torno de seu eixo). Se isolarmos uma pessoa dentro de uma caverna onde o ciclo dia-noite inexista, ele continuará tendo períodos de sono e períodos de vigília, mas o tamanho de cada um desses períodos se modificará.

Eventualmente, a exposição pode ser substituída por oficinas de Cronobiologia em escolas do ensino médio com a participação de professores, experiência em curso desde 2012 onde a aluna Samára Sampaio,  do curso de Enfermagem do CCS/UFRB, participou do presente projeto de divulgação de Cronobiologia como monitora.

Fotos:































Para participar deste projeto envie um e-mail para duartleandro@gmail.com
declarando interesse em participação e enviando link do Currículo Lattes.

Um Abraço

Prof. Dr. Leandro Lourenção Duarte
Prof. Adjunto do Centro de Ciências da Saúde
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário